quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Materiais ampliados, número de páginas e volume

 


1ª página do Caderno de Estudos Orientados - Linguagens (Agosto 2024) e 1ª página da ampliação. Observe como elementos da ampliação cabem em menor quantidade na página. Os outros elementos da página do original serão colocados nas próximas páginas, em sequência.  

 Algo que se pode perceber ao adaptar materiais para alunos com Baixa Visão é que, no momento que eles  iniciam a utilização de ampliações, professores, pais, colegas e talvez até eles mesmos fiquem surpresos com a quantidade de páginas e volume dos materiais impressos. Essa surpresa ocorre com professores ou colegas caso não tenham tido contato anterior com materiais ampliados, com outros alunos com baixa visão etc... Nós, professores da área de Deficiência Visual, devemos compreender este estranhamento inicial e explicar as razões pelas quais os materiais resultam da forma como conhecemos hoje. 

Os textos em fonte ampliada e as imagens também ampliadas ocupam mais espaço na página. Hoje em dia, em 2024, utilizamos formato A4 ou similar, por compreender que ampliações em formatos maiores como o A3, embora favoreçam a organização dos elementos ampliados na página, são inadequados para o transporte e a utilização pelo aluno. A ampliação em A4 resulta em um trabalho mais complicado do que em A3 devido à formatação. Muitas vezes a tarefa de ajustar margens, parágrafos, espaçamentos, posição de imagens, gráficos e demais elementos ampliados em uma página de dimensões comuns de forma satisfatória é bastante desafiadora, se assemelhando à montagem de um quebra-cabeça em um espaço delimitado e muito pequeno. Além de, naturalmente, demandar que o Professor Adaptador tenha conhecimento sobre como formatar as atividades de forma organizada, para que o aluno possa compreender, demanda noções ao menos razoáveis, de ferramentas digitais de edição de texto e imagem. É imprescindível também, conhecimento sobre a baixa visão. O Professor Adaptador deve ter como guia a Avaliação Funcional da Visão do aluno para o qual o material está sendo adaptado, pois sabe-se que cada aluno com deficiência visual tem diferente desempenho na utilização de sua visão. Apenas levando em consideração todos estes fatores é possível elaborar um material ampliado realmente acessível, compreensível e visivelmente organizado.

O resultado de uma ampliação de qualidade para tamanhos maiores de fonte, como 24, pode resultar em um material com talvez dez vezes mais páginas do que o original. Mesmo reconhecendo esta diferença, é importante que se compreenda que o material ampliado cumpre um papel importante no acesso ao conteúdo para alunos com Baixa Visão. Em alguns casos é interessante dividir o material em duas ou mais parte ao grampeá-lo ou encaderná-lo para amenizar o problema do volume e peso, possibilitando ao aluno manusear ou carregar apenas a parte que será utilizada no momento. 

Este ano, como eu trabalho no NAPPB Canoas RS, estou  tendo a honra de realizar as ampliações dos Cadernos de Estudos Orientados elaborados pelos nosso colegas de município da Escola Permanente de Formação de Professores Professor Darcy Ribeiro. Abaixo, há o link de um vídeo curto onde mostramos brevemente parte da ampliação de um dos Cadernos de Estudos Orientados: Linguagens do 9º ano, ampliado para fonte 24. Nesta adaptação, 4 páginas do Original se tornaram 23 páginas no material Ampliado. No vídeo, folheamos lado a lado, o Original e o Ampliado.

Vídeo 4 págs, viram 23 págs. 

 

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